Todo o Universo, incluindo nós seres humanos, é formado por partículas e ondas eletromagnéticas que vibram em determinadas frequências. Nosso padrão vibracional é determinado por nossos pensamentos e sentimentos. Tendo em vista que boa parte de nós não tem por hábito comandar seus pensamentos e sentimentos, somos frequentemente comparáveis a veleiros sem leme, navegando ao sabor dos ventos e da maré. Assim somos nós quando não nos percebemos e nos deixamos influenciar pelo que vemos, ouvimos, sentimos. Governados por influências externas e não por nossa vontade própria. Experimente parar e observar a si mesmo ou outras pessoas por algum tempo e verá com que rapidez os ânimos mudam várias vezes durante o dia. Seja por uma má experiência no trânsito, uma situação desfavorável no trabalho, uma expectativa não atendida, ou uma boa surpresa, nosso humor e o sentimento que externamos mudam com muito mais frequência do que nos damos conta.
O ser humano tem a característica de funcionar como uma espécie de estação de rádio, onde pode ser tanto emissor quanto receptor. As vibrações que geramos a partir de nossos pensamentos e sentimentos se exteriorizam em forma de ondas eletromagnéticas e se unem às ondas semelhantes emitidas por outras pessoas, em um processo no qual energias similares se atraem e se somam. Desta forma, quando emitimos ondas negativas de raiva, ódio, ciúme, elas se somam a uma imensidão de ondas de mesma frequência e retornam até nós com muito mais força. Isto explica porque a violência se espalha tão rapidamente em aglomerações como jogos de futebol, manifestações, protestos, etc. As ondas emitidas por um grupo de pessoas encontram semelhantes, retornam com mais força atingindo aqueles que possuem pensamentos e sentimentos do mesmo tipo, mesmo que em menor escala, e os potencializam, retroalimentando a onda de negatividade.
O mesmo se aplica a pensamentos e sentimentos nobres, como o amor, a compaixão, a humildade, a generosidade, o perdão. Uma missa, um culto, a reunião de um grupo de orações, são exemplos de situações em que as vibrações se elevam a partir da emanação de ondas formadas por bons sentimentos.
Todas as coisas são precedidas pela mente, guiadas e criadas pela mente. Tudo o que somos hoje é resultado do que temos pensado. O que hoje pensamos determina o que seremos amanhã. Nossa vida é criação de nossa mente.
BUDA
Infelizmente, dado o nosso patamar evolutivo e o desgoverno sobre nós mesmos, nós seres humanos ainda somos muito mais facilmente atraídos pelos sentimentos inferiores do que pelos superiores. É instintivo. Qual seria sua reação ao levar uma fechada no trânsito, ou ver alguém furando a fila na sua frente? Que sentimento lhe viria de imediato? Amor, perdão, compreensão, ou raiva, intolerância, vingança
Felizmente é possível tomar o controle sobre nossa mente e nossos sentimentos. A oração é uma das ferramentas disponíveis para isto, pois ela tem a capacidade de elevar nosso padrão vibracional, diluindo as ondas negativas, ampliando nossa consciência e nosso discernimento.
O ser humano é um ser em evolução e carrega em seu subconsciente o resultado de eras de transformações biológicas e psíquicas. Este processo evolutivo deve ser contínuo, pois se trata de lei natural do Universo. Ao se satisfazer com a rotina diária, sem procurar evoluir materialmente e espiritualmente, o ser impede que valores que lhe são latentes sejam despertados, e entorpece seus sentimentos. Permanece assim no sono a que se referiu Jesus, que receita a oração como meio para o despertar.
A dedicação ao trabalho, ao serviço ao próximo, a atividades e estudos espiritualistas, não importa se fazendo parte de alguma religião ou não, são suportes para o aprimoramento moral do indivíduo, lhe renovando as forças internas. Estará assim caminhando em direção ao objetivo principal de sua estada no planeta.